05/08/2018 - Diferença entre Cerimonialista e Mestre de Cerimônias

 

 

Cerimonialista Público e Corporativo

1. adjetivo e substantivo de dois gêneros

relativo a ou o que postula ou pratica o cerimonialismo, a estrita observância de normas e regras cerimoniais; formalista, ritualista.

Tem amplo conhecimento em formação de mesa, ordem de precedência, aplicação do Decreto 70274,colocação de bandeiras, regras de cerimonial e protocolo, elaboração da Ordem do Dia seguindo o Decreto, além de aplicar a etiqueta de cada cultura nas cerimônias

 

Mestre de Cerimônias é a pessoa que atua como elo entre o anfitrião oficial em um evento formal ou informal e os convidados. Ele é o responsável em apresentar e conduzir o evento do início ao encerramento.

O evento pode ser uma cerimônia ou solenidade pública, privada, social ou mista.

 

Deu para entender o que faz cada um desses profissionais?

Pois é... Apresentar um evento, mesmo que por anos não transforma um MC em um Cerimonialista e sim em um excelente Mestre de Cerimônias.

 

O cerimonial é na verdade muito mais que elaborar uma Ordem do Dia e esse “muito mais” aparece como resultado durante o evento. 

 

Assim, apresentar um evento não passa ao MC os conhecimentos adquiridos pelo cerimonialista através de prática (principalmente) do cerimonial, pesquisas, estudos, aplicação do protocolo em todos os níveis, conhecimento das diversas culturas etc. que antecedem um evento .

 

Daí, quando vejo profissionais MC ministrando cursos de cerimonial com conhecimento apenas teórico do cerimonial fico um tanto indignada.

 

Por outro lado, vimos conhecendo alguns “apresentadores” que dizem ser além de cerimonialistas Mestres de Cerimônias.

Não são!

 

Nem Mestres de Cerimônias e muito menos cerimonialistas.

 

Um “apresentador” não conhece locução, cerimonial, postura etc.

É aquele que ao dirigir-se aos participantes diz “Senhores e Senhoras, sejam muito bem vindos ao nosso evento!”. Nosso?(aliás, como é o Senhor do improviso o script e o cerimonial são dele)

É aquele que tem a cara de pau de dizer que cerimonial qualquer um faz! Mestre de Cerimônias então... Basta ter uma bela voz! 

Na verdade esses são os engodos que as empresas contratantes nos fazem engolir goela abaixo e que tornam o nosso universo de trabalho poluído e corrompido.

 

COMPLEMENTANDO - Atuo como Cerimonialista e algumas vz como MC. A cada serviço atribuo um valor uma vez que penso que o profissional que cobra baratinho também é "baratinho", medíocre.

  • Cerimonial e protocolo com organização de eventos

  • II Modulo cerimonial e protocolo, etiqueta social e profissional e técnicas de comunicação e apresentação em público para mestre de cerimônias

  • Técnicas de comunicação e apresentação em público